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Montessori

Conheça metodologia aplicada, seu diferencial e entenda porque o Montessori é uma educação de auxílio a vida e a melhor escolha para seu filho!

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Sobre o Método Montessori

Maria Montessori (1870-1952)  foi uma médica, psiquiatra e especialista em educação infantil.  Em suas vivências e vastas experiências ela entendeu a importância da primeira infância no desenvolvimento da criança e consequentemente do adulto. Ao enxergar as crianças como seres individuais que tem desejos, aspirações e agem movidos por instintos inatos ao ser humano ela desenvolveu um método inovador, que preza pela autonomia da criança e seu desenvolvimento pleno.

Educação para a vida

O método criado por Montessori proporciona as crianças o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais úteis, tais como tais como escrita, leitura e matemática, o estudo das ciências da natureza, habilidades de vida prática, atividades domésticas e autocuidado e o estímulo ao convívio coletivo e ao comportamento saudável em sociedade. 

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Metodologia Científica

O método Montessori é embasado cientificamente: todas as atividades preparam as crianças para se desenvolverem como jovens e adultos confiantes, capazes de explorar o mundo de infinitas possibilidades ao seu redor.

 

Os seis pilares educacionais do Método Montessori
O ensino montessoriano se divide em seis pilares, que sustentam desde a preparação das aulas até o tratamento individual de cada aluno. São eles: autoeducação, educação como ciência, educação cósmica, ambiente preparado, criança equilibrada e adulto preparado.

Áreas de Aprendizagem Montessorianas

Vida Prática

As atividades de Vida Prática são a base do método Montessori, porque fazem parte da vida cotidiana da criança e envolve ordem, organização, limpeza, vestir-se, regar plantas, varrer, etc. Porém, eles são muito mais do que isso! Eles possuem um outro objetivo que é desenvolver capacidades físicas e mentais nas crianças, além de aumentar a independência e autonomia nelas. Os materiais utilizados são aqueles que possibilitam à criança realizar atividades práticas de seu dia a dia.

 

Na vida prática trabalhamos alguns conceitos ou Lições de Vida, como:

  • Cuidar de si próprio (tomar banho, vestir-se sozinho, amarrar os sapatos, escovar os dentes);

  • Cuidado e respeito com o ambiente (varrer o chão, lavar louça, regar as plantas, organizar os materiais);

  • Habilidade de comunicação ao se expressar individual e coletivamente;

  • Coordenação motora ao aplicar o conceito de Graça e Cortesia, servindo a si e aos colegas, manipulando materiais delicados e respeitando o espaço do próximo.

Com as vivências de Vida Prática, a criança aprende desde ações mais básicas como se vestir e comer sozinho até habilidades mais complexas, envolvendo a coordenação motora grossa e fina.

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Materiais Sensoriais

Os materiais montessorianos são ferramentas para desenvolver o conhecimento e o pensamento abstrato da criança, tendo em conta seus interesses e sua etapa evolutiva.

Por e com eles as crianças conseguem absorver conceitos do mundo explorando texturas, cores e formas presentes no seu dia a dia. Utilizando as mãos, tidas por Maria Montessori como as "janelas da mente" as crianças conseguem aprender através dos sentidos e da experimentação recorrente, sendo esse o primeiro passo para que a criança consiga focar em uma atividade de qualquer natureza de forma contínua.

Com os materiais montessorianos, as crianças conseguem:

Desenvolver a consciência espacial, ao diferenciar as dimensões dos materiais e ordená-los conforme critérios diferentes, como também reconhecer formas e sólidos geométricos;

Refinar a coordenação motora ao utilizar os materiais da forma correta e cuidadosa;

Praticar a Autoeducação ao se corrigir, percebendo quando age certo ou errado e entendendo como os objetos se comportam;

Praticar o respeito ao esperar sua vez de utilizar o material, visto que não há mais de um material do mesmo tipo em sala;

Ampliar o vocabulário, ao ser apresentada a objetos que ela pode reconhecer no seu dia a dia;

Estimular a concentração e o foco e isolar estímulos para trabalhar cada função cognitiva separadamente.

Cultura do Mundo

Uma área direcionada para a cultura em geral, permitindo que a criança explore o mundo natural ao seu redor. Compreende todas as áreas de conhecimento e por isso trabalha o conceito de  interdisciplinaridade de forma clara e simplificada para que as crianças entendam e posteriormente se aprofundem nas áreas de seu interesse.

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Nessa área colocamos em prática conhecimentos sobre:

Geografia

Zoologia

Botânica

História

Ciência

Idiomas

Arte

Música

Linguagem

Na área de Linguagem enfatizamos fundamentalmente o enriquecimento do vocabulário, pois quanto mais amplo o vocabulário, mais fácil é a inicialização da leitura.

Montessori observou que as crianças estão em um período sensível para leitura na faixa etária dos 3 anos e meio até os 5 anos e meio, por isso iniciamos esse processo mais cedo do que o ensino tradicional, mas tendo em foco a parte sensorial da linguagem: os sons das palavras, o movimento das mãos ao escrever, a força para segurar um lápis, as formas das letras no papel. Dessa forma, o processo de inicialização da escrita é mais  fácil, fluido e natural. 

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Matemática

O ensino da matemática é um dos estímulos mais importantes da primeira infância, pois nessa fase as crianças estão fascinadas por padrões, sequencias e atividades repetitivas, estímulos necessários para incentivar o raciocínio lógico-matemático.

 

Iniciamos cedo o ensino da matemática para poder observar os interesses naturais da criança e introduzir os conteúdos necessários de forma simplificada e concreta. Ao utilizar materiais igualmente concretos e manipuláveis, promovemos uma aprendizagem gradual e desmitificada da matemática, a compreensão do mundo dos números e de cada operação fundamental.

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